Trabalhos

HISTÓRIA DE BARRA DE ARARAPIRA

Autor: Rubens Jorge Muniz

Ararapira é uma comunidade histórica localizada no município de Guaraqueçaba (25°17′28″ S 48°5′35″ O) ao norte do Nosso Litoral Do Paraná.
Ararapira localizava-se num ponto estratégico: meio caminho entre Iguape e Paranaguá, passagem obrigatória de todos os viajantes entre São Paulo e Curitiba capital do Estado do Paraná.
Ararapira cresceu e prosperou com o comércio da região até meados do século XIX, enquanto Iguape era um porto mais importante e com mais movimento do que Santos.
Nos anos trinta do século XX, a vila, habitada por cerca de 500 famílias, era servida por diversas casas de comércio e diversas padarias. Um motor a diesel fornecia energia. E as festas eram as mais animadas e concorridas da região.
O canal do Varadouro foi aberto na década de 40. E o regime das marés continuou roubando as casas da vila. São José do Ararapira é hoje uma vila abandonada, mas seu cemitério continua sendo usado pelas comunidades da região.
Segundo o Senhor Rubens Jorge Muniz nascido e morador da Barra do Ararapira, documentou no livreto de sua autoria: História de Barra de Ararapira que o assoreamento foi o grande motivo da mudança que transforma cada dia a imagem da Barra que já mudou mais de trinta vezes desde 1938 até 1965.