Contos

História de Barra de Ararapira

ARARAPIRA é uma comunidade histórica localizada no município de Guaraqueçaba (25°17′28″ S 48°5′35″ O) ao norte do Nosso Litoral Do Paraná.

Na vida temos muitas surpresas, existem momentos que podem parecer comuns para você. Explico:
O Portal Nosso Litoral Do Paraná focado na cultura, nos valores, nos usos e costumes da nossa gente que relatam casos e histórias vivenciadas no cotidiano de suas vidas, nos motivam no nosso trabalho. O Portal funciona como um guia turístico levando para o mum além dos atrativos, pontos turísticos e gastronomia do Nosso Litoral Do Paraná, leva também esse conjunto de valores que vai da linguagem caiçara às obras de grande personagens.
Recentemente fomos visitar a Ararapira mais precisamente a Barra do Ararapira. Comunidade de pescadores e produtores da matéria prima do Whisky Caiçara (Cataia).
E lá conhecemos turistas e muitas pessoas residentes nessa comunidade e também o Senhor Rubens Jorge Muniz nascido em 18/10/1946 na Barra do Ararapira onde vive até hoje.
Na visita a sua casa nos contou que o estudo que teve na vida foi seu pai que o ensinou. Numa fase de sua infância o seu pai o mandou para escola. Na classe escolar que ingressou logo a professora o encaminhou para uma outra turma mais adiantada. E lá chegando a professora percebeu que ele fazia toda a lição sem ter sido ensinado. Deve ter feito um teste em seguida a diretora deu a ele um papel e dizendo que não precisava mais ir para aula. Creio que se referiu a um diploma.
Enquanto conversamos sobre a sua vida, falou que tinha escrito sobre a sua vida e experiencias na comunidade de Ararapira, pensando em deixar algo escrito para seus filhos, netos e outros interessados. Quando recebi das mãos dele o Livreto: História de Barra de Ararapira escrito em 18 de abril de 1996, fiquei surpreso com a atitude dele de deixar para as gerações futuras a História de Ararapira que lhe veio a lembrança desde sua infância. Esse fato marcou muito, fui para esse passeio pensando numa coisa e encontro lá além das belezas naturais, encontrei pessoas do bem e uma pérola como o Senhor Rubens.
Com a autorização dele reproduzimos cópias do seu livreto e nos comprometemos a divulgar o seu trabalho bibliográfico.
Dentro do nosso trabalho voluntário do Portal www.nossolitoraldoparana.com.br, nos surpreendemos no cotidiano ao ouvir das pessoas palavras carinhosas que dizem: “Que maravilha divulgar a nossa comunidade, vocês nos ajudam a movimentar o nosso lugar e a nossa pousada”. Isso lá aconteceu e o Senhor Rubens foi além, dizendo que fizemos até uma musiquinha que fala do seu lugar, se referindo ao link (https://www.youtube.com/watch?v=EGSnwvmp50g) e que fomos rápidos em fazer novos exemplares do seu único livreto existente em seu poder. Confessou ficar surpreso pelo tempo que levamos (menos de 10 dias) para entregar o prometido e disse estar grato por uma atitude rara nos dias atuais. Após entregarmos ao Senhor Rubens as cópias do Livreto e ouvir as palavras de agradecimento, no retorno tivemos a certeza que esse foi mais um dia daqueles que você pode olhar pra trás e dizer: “Mais um dia feliz de minha vida, "até agora". Por isso, aprecie cada momento na vida, como se fosse único, e especial, com uma pessoa especial.
Com esse breve relato compartilho com você a minha alegria nas visitas a Ararapira e se puder compartilhar essa nossa experiencia com outras pessoas, agradecemos em nome da nossa equipe. Histórias como essa não fazem parte do nosso dia a dia nem mesmo das experiencias de vida que tivemos até aqui.
Por isso pedimos que curta compartilhe e divida com as novas gerações as experiencias e vivencias deste herói desconhecido Senhor Rubens Jorge Muniz, disponível nesse link: http://www.nossolitoraldoparana.com.br/trabalho/trabalho/21

Muito obrigado

www.nossolitoraldoparana.com.br

Autor: Rubens Jorge Muniz

  • Canal da Barra do Ararapira
  • Canal da Barra do Ararapira
  • Canal da Barra do Ararapira
  • Escola de Ararapira
  • ECT de Ararapira (Agência desativada)
  • Igreja da Barra do Ararapira
  • Igreja de Ararapira