No ponto mais alto do anel central de onde se descortina uma paisagem deslumbrante revelando a baía, montanhas e parte de Paranaguá, a Igreja Matriz confunde-se com a história da cidade, fundada em 1714. Localiza-se na Praça Coronel Macedo – centro. A cidade comemora o dia de sua padroeira em 15 / 08 em cuja data, a cidade recebe centenas de devotos de outras localidades. Na noite de 15 / 08 há uma espetacular queima de fogos de artifício ao final da procissão realizada pelas ruas da cidade.
Monumento histórico do século XVIII teve sua construção iniciada provavelmente entre os anos de 1789 e 1817, quando a mulher do Capitão-Mor da cidade, o ilustre Manoel José Alves, fez promessa de construir uma capela dedicada ao culto do Senhor Bom Jesus se obtivesse a graça de ser curada de uma grave enfermidade. Em virtude do falecimento de seus principais patronos em 1837, a capela não foi concluída, dependendo de outros donativos para seu término. O monumento religioso foi tombado em 1970 e, completamente restaurado em 1976. Localiza-se na Praça Carlos Cavalcanti onde também está localizada a Estação Ferroviária. A festa do padroeiro é comemorada no dia 06 /08 culminando com o início das novenas da padroeira da cidade.
De construção secular, suas características coloniais foram alteradas sem serem seguidas normas de restauração. Segundo a tradição, esta igreja era refúgio religioso dos escravos que viam no milagroso Santo, o seu protetor contra a perseguição do homem branco. Localiza-se na Rua Doutor Carlos Gomes da Costa. Suas escadarias são disputadas pela população e turistas durante o carnaval, pois se situa na “avenida do samba”.